O Hospital Santa Ana passou a oferecer mais 50 leitos de retaguarda clínica e cuidados intermediários, em Porto Alegre. A primeira fase de operação da casa de saúde, localizada em um anexo do Hospital Espírita, no bairro Teresópolis, havia sido entregue em agosto. Com a abertura dos novos espaços, a instituição hospitalar passa a contar com 78 leitos em operação. A expectativa é de que, até o início de novembro 205 leitos estejam em funcionamento pleno.
Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Associação Educadora São Carlos (Aesc), mantenedora do Hospital Mãe de Deus, o Santa Ana busca servir de retaguarda a hospitais com atendimento de alta complexidade.
No total, o complexo vai operar 56 leitos de saúde mental, 56 de longa permanência, 83 leitos clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Regulado pela Central de Leitos, o Santa Ana atende 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), mas sem emergência aberta ao público em geral. Todos os pacientes devem seguir sendo encaminhados até lá de ambulância.
Quando em operação plena, o hospital deve oferecer cerca de 600 novas vagas ao mês em hospitais gerais de alta complexidade, com a transferência, para a zona Sul, de pacientes internados há mais de 30 dias.