Governo do Estado assina ordem para retomada das obras do Instituto de Educação nesta segunda

Prazo de execução da obra, parada desde agosto do ano passado, é de mais 18 meses

Instituto de Educação General Flores da Cunha | Foto: André Ávila / CP Memória

O governo do Estado assina nesta segunda-feira a ordem de início para a retomada das obras de reforma e restauração do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre. O evento ocorre às 15h, no gabinete da Secretaria Estadual de Obras.

O governo gaúcho e a empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S/A assinaram no dia 2 o contrato para a retomada das obras de restauro. O prazo de execução da obra, parada desde agosto do ano passado, é de mais 18 meses. Com isso, a expectativa é de que a entrega da restauração ocorra até o fim de abril de 2020.

Segundo o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Salazar, o prédio da escola é tombado historicamente e merece todo o cuidado para ser devidamente restaurado. Construído em 1935, o Instituto de Educação é considerado patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.

Mais de 1,5 mil estudantes e 130 docentes e funcionários se dividem para ocupar os quatro locais diferentes em que o Instituto passou a funcionar desde que as aulas foram transferidas, em julho de 2015. Os primeiros trabalhos começaram em janeiro de 2016 e foram paralisados em agosto de 2017, com apenas 10% do restauro concluído. A contratada anterior não cumpriu com as regras do contrato.