DMLU emite 101 multas e recolhe seis toneladas de lixo eleitoral

Infratores serão notificados e terão prazo para a defesa

Imagem: Divulgação Prefeitura Porto Alegre

A operação especial de limpeza desenvolvida pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) no domingo de primeiro turno de eleições recolheu seis toneladas de material reciclável, como folders de candidatos, os chamados “santinhos” e emitiu 101 autos de infração em Porto Alegre.

No turno da manhã, o trabalho contou com 98 garis, auxiliados por oito motoristas, em equipes itinerantes, que fizeram a limpeza e varrição em pontos estratégicos, como as seções eleitorais de maior movimentação. Entre 16h e 21h, 298 garis e 12 motoristas trabalharam na limpeza e varrição geral. O material recolhido seguiu para as Unidades de Triagem (UT’s), onde os trabalhadores vendem os resíduos às indústrias de reciclagem.

O Serviço de Fiscalização (Sefiz) do DMLU atuou, ainda durante o domingo, com oito fiscais, distribuídos em quatro grandes regiões de Porto Alegre. Os fiscais atuaram na identificação de descartes irregulares de “santinhos” em via pública, com o objetivo de inibir e responsabilizar os infratores. A multa para esse tipo de descarte é de 90 UFM’s, o equivalente a R$ 360.

Foram emitidos 101 autos de infração e os infratores serão notificados e terão prazo para defesa. O DMLU recomenda que os candidatos que tiverem sobra de propaganda eleitoral descartem o material na coleta seletiva ou o encaminhem às unidades de triagem conveniadas ao órgão.