Van Hattem considera que “coerência do discurso” explica votação

Candidato do Novo teve 350 mil votos, em primeiro para deputado federal

Foto: Arquivo

Suplente de deputado estadual, Marcel Van Hattem (Novo) conquistou o maior número de eleitores entre os candidatos do Rio Grande do Sul a deputado federal em 2018. Com 349.855 votos, ele abriu vantagem expressiva em relação ao segundo colocado (Onyx Lorenzoni, do DEM, com 183.518). É a primeira vez que Van Hattem disputa vaga à Câmara. De acordo com ele, o apoio dos eleitores deve ser atribuído à “coerência do discurso”.

Para o candidato, as pessoas se identificaram com a proposta de mais liberdade econômica, uma bandeira do Novo. “Elas optaram por um candidato que defende isso, menos Estado atrapalhando a vida do cidadão naquilo que ele não deve se meter e um Estado mais forte na segurança pública para garantir defesa do direto à vida, à propriedade, à liberdade”, destacou.

Em contrapartida, Van Hattem entende que a ascensão dos pensamentos de direita nas eleições de 2018 demonstra uma “saturação do eleitor”. “O eleitor está saturado das mentiras propagadas pelos demagogos, pelos marxistas, pelos populistas. As pessoas não querem saber mais de políticos utilizando o discurso da vitimização para se eleger”, analisou.

Sobre o cenário estadual, de segundo turno, e no âmbito federal, que ainda está indefinido, Van Hattem disse que o partido deve tirar uma posição. Declarou, no entanto, que na disputa presidencial, vai apoiar Jair Bolsonaro (PSL).

Ainda sobre a campanha do partido Novo no Rio Grande do Sul, o candidato afirmou que, apesar de o uso das redes sociais ter sido um ponto forte da sigla, o corpo a corpo também teve destaque. “O Novo, que não usa dinheiro público para fazer campanha, contou com muitos voluntários que foram às ruas falar as pessoas”, ressaltou.

Van Hattem, aos 18 anos, se elegeu vereador em Dois Irmãos, onde exerceu um mandato. Depois, se candidatou três vezes a deputado estadual e assumiu a Assembleia Legislativa, entre 2015 e 2018, como suplente pelo PP.