Renato Casagrande (PSB) é eleito em primeiro turno para o governo do ES

É a segunda vez que ele conquista o cargo

Eleito em primeiro turno, Renato Casagrande (PSB) conquista pela segunda vez o governo do Espírito Santo. Com 97,59% das urnas apuradas, ele está com 55,34% dos votos válidos, portanto, matematicamente eleito.

Em 2011, foi eleito governador pela primeira vez, tentou a reeleição em 2014, mas foi derrotado por Paulo Hartung no primeiro turno.

Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (MG), Casagrande começou a militância política no movimento estudantil, integrando o PCdoB, partido clandestino naquela época. Natural de Castelo (ES), após formado, voltou para a cidade natal e tentou organizar a juventude para mudar a política local.

Nos anos 1990, depois de concluir o curso de Direito, foi eleito deputado estadual e vice-governador do Espírito Santo, na chapa de Vitor Buaiz, na época filiado ao PT. Foi candidato a governador em 1998, mas ficou em terceiro lugar.

Em 2002 foi eleito para a Câmara dos Deputados, onde liderou a bancada do PSB. Na eleição seguinte, disputou e ganhou uma cadeira de senador. No Senado, relatou o processo de cassação do mandato do senador Renan Calheiros (MDB-AL), então presidente da Casa.

O governador eleito, de 57 anos, é casado com Maria Virgínia e pai de dois filhos.