Avenida Castello Branco recebe nova placa após vandalismo

Imagens de câmera instalada na região serão investigadas pela Polícia Civil para identificar responsável pelo dano

Foto: Mauro Schaefer/CP

Um dia depois de a nova placa da avenida Castello Branco ter sido pichada com tinta vermelha, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) providenciou a troca dos adesivos de sinalização. A tinta acrílica utilizada no vandalismo danificou o efeito refletivo da adesivagem que, portanto, não pôde ser aproveitada após a limpeza.

De acordo com a EPTC, o custo do serviço chegou a R$ 250. A empresa ainda informou que há uma câmera instalada nas proximidades do local e que as imagens do momento do vandalismo já foram separadas e serão entregues à Polícia Civil, com o objetivo de buscar a identificação do responsável pelo dano.

A troca da nomenclatura da principal avenida de saída da Capital, localizada nas proximidades da Estação Rodoviária, ocorreu em 25 de setembro. O vandalismo se registrou na madrugada de quarta para quinta-feira desta semana.

A denominação da avenida é marcada por polêmicas e decisões judiciais contrapondo partidos como o PSol, o PP e o Dem na Câmara de Porto Alegre. Inicialmente chamada de Castelo Branco, em homenagem ao ex-presidente do regime militar, a avenida teve o nome alterado para Legalidade e Democracia por meio de um projeto na Câmara de Vereadores, ainda em 2014. A modificação, no entanto, acabou sendo anulada pelo Tribunal de Justiça, o que resultou no retorno ao nome de Castello Branco, dessa vez com um “L” a mais.