Supremo do Peru determina que Fujimori volte à prisão

Juiz também emitiu ordens de localização para que o ex-presidente volte a cumprir pena na penitenciária da Polícia Nacional de Ate, em Lima

O Supremo Tribunal Federal do Peru anulou nesta quarta-feira o indulto humanitário concedido ao ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000). Com a decisão, anunciada pelo juiz Hugo Núñez Julca, do Tribunal de Investigação Preliminar da Suprema Corte, Fujimori deve voltar à prisão.

O juiz também emitiu ordens de localização e prisão de Fujimori para que o ex-presidente volte a cumprir pena na penitenciária da Polícia Nacional de Ate, em Lima. Em dezembro, o então presidente Pedro Pablo Kuczynski concedeu o indulto humanitário a Fujimori. Porém, o magistrado entendeu que a decisão carece de informações jurídicas.

Com o indulto, Fujimori pôde recuperar a liberdade, depois de pouco mais de 12 anos de prisão. O ex-presidente recebeu pena de 25 anos de prisão pelos massacres em La Cantuta e Barrios Altos e pelos sequestros do empresário Samuel Dyer e do jornalista Gustavo Gorriti.