Doada à Prefeitura, unidade móvel de saúde atenderá comunidades desassistidas em Porto Alegre

Serviço começa a funcionar nesta quinta-feira; Moradores da Vila Dique serão os primeiros a serem atendidos

Caminhão foi totalmente adaptado. Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

A Prefeitura recebeu na manhã desta quarta-feira a doação de um caminhão que foi adaptado e servirá de unidade móvel de saúde em Porto Alegre. O veículo, no valor de R$ 750 mil, foi doado ao município pelo casal Nora Teixeira e Alexandre Grendene.

A nova unidade móvel de saúde vai atender, a partir desta quinta-feira, comunidades desassistidas por serviços de atenção primária do município como, por exemplo, as regiões do Extremo Sul de Porto Alegre e Ilhas. A doação do equipamento foi viabilizada pelo projeto PoaSolidária.

Durante a cerimônia de entrega, o secretário de Saúde da Capital, Erno Harzheim, anunciou que o caminhão vai atender, na tarde de hoje, os venezuelanos instalados em um abrigo na zona Norte. Eles receberão atendimento em saúde especialmente para atualização da caderneta de vacinação. A partir desta quinta-feira o caminhão estará atendendo as comunidades. A primeira a receber o serviço será a Vila Dique.

Harzheim afirma que a Secretaria de Saúde irá montar um cronograma, que ainda será divulgado, informando onde o caminhão estará instalado. A expectativa da pasta é que a unidade realize cerca de 50 atendimentos por dia.

“Essa unidade vai ter um cronograma fixo de atividades e cada dia vai estar em uma comunidade carente ou que fica afastada de uma unidade básica de saúde ou ocupação irregular na qual nós não temos como colocar uma unidade da estrutura da prefeitura. Com isso, nós vamos atender inúmeras populações que tem dificuldade de acesso as nossas unidades básicas de saúde levando a elas todos os procedimentos que são necessários em atenções primárias”, explica o secretário.

A unidade conta com três consultórios e vai oferecer consultas médicas, além de vacinas e pequenos curativos. Também serão feitos exames rápidos, como testes de gravidez e de infecções sexualmente transmissíveis. O horário de atendimento será o mesmo dos postos de saúde, ou seja, das 8h às 17h. Uma equipe de saúde da família composta por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários irão realizar os atendimentos na nova unidade.