O ator gaúcho Leonardo Machado, de 42 anos, morreu no final da noite dessa sexta, no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O artista lutava contra um câncer. O velório será das 10h às 17h deste sábado, na Sala Álvaro Moreyra. O corpo será cremado no Crematório Metropolitano.
Leonardo nasceu em Porto Alegre, mas na adolescência se mudou para o Mato Grosso, onde trabalhou no campo. Aos 18 anos, voltou para a Capital gaúcha e chegou a atuar como goleiro nas categorias de base do Internacional.
Em seguida, matriculou-se em um curso de teatro e teve como mestre Zé Adão Barbosa. Depois, morou por alguns anos no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se especializou na profissão.
Seus momentos de maior destaque foram no filme “Em Teu Nome” (pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado em 2009) e no seriado “Na Forma da Lei”, da TV Globo, no qual foi protagonista em 2010.
Em 2011 co-dirigiu sua primeira série “Fim do Mundo” e em 2012 iniciou a carreira de produtor nos filmes “A Oeste do Fim do Mundo” e “A Superfície da Sombra” de Paulo Nascimento e nos curtas “Abelardo” e “Gotas de Fumaça” de Ane Siderman.