Polícia contém princípio de motim na penitenciária de Santa Maria

Doze apenados ficaram feridos após grupo se recusar a entrar em celas

Uma confusão no pátio da Penitenciária Estadual de Santa Maria deixou 12 apenados feridos no início da noite desta quinta-feira. Os detentos da galeria C teriam se negado a retornar às celas depois do banho de sol, que se encerrou às 19h. O grupo se rebelou e passou a arremessar pedras e outros objetos em direção aos agentes penitenciários.

“Eles não obedeceram voz de comando e acionamos o Batalhão de Operações Especiais (BOE) ao presídio, que precisou fazer uma intervenção”, relatou o delegado penitenciário regional, Anderson Prochnow. Para conter a ação dos apenados, os policiais militares utilizaram balas de borracha.

Na ação, os detentos ficaram feridos. “A Samu foi chamada e oito detentos voltaram para a cela imediatamente. Quatro deles foram encaminhados para postos de atendimento, mas também já voltaram para as suas celas com curativos”, detalhou o policial. Prochnow garante que a penitenciária não enfrenta superlotação. “Temos 766 vagas e 860 detentos. Nesta sexta-feira vamos apurar as causas dessa ação dos detentos”, destaca.