MPF defende direito a manifestação pacífica em ato, neste sábado, na Capital

Duas manifestações, uma contra e outra de apoio a Bolsonaro, ocorrem entre sábado e domingo

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul emitiu nota técnica, com orientações para o comando-geral da Brigada Militar e a Guarda Municipal, sobre a atuação na manifestação Mulheres Unidas contra Bolsonaro, que acontece no sábado em Porto Alegre. No texto, o MPF orienta que as forças de segurança garantam o direito à manifestação pacífica. Além da mobilização de sábado, outro grupo se organiza para um ato de apoio ao candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, no domingo.

“Para as instituições signatárias, a atuação da Brigada Militar e da Guarda Municipal deve estar norteada por protocolo claro, de forma a garantir o direito à manifestação pacífica, protegendo as manifestantes contra eventuais ataques a fim de evitar qualquer espécie de confronto”, cita a nota.

O responsável pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel André Luis Córdoba, informou que não teve conhecimento da nota do MPF, mas que o policiamento está garantido. “Nós temos um planejamento de segurança para um evento normal e temos efetivo de reserva no Batalhão de Operações Especiais caso sobrevenha qualquer alteração de normalidade”, disse o comandante.

Sobre os movimentos

O movimento do sábado, organizado pelo grupo no Facebook Mulheres Unidas contra Bolsonaro, é organizado por mulheres em todo o Brasil. A expectativa é reunir 10 mil pessoas na Capital. O protesto abre às 15h, com concentração no Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção. No evento do Facebook, cerca de 22 mil pessoas marcaram presença e outras 42 mil demonstraram interesse em participar da mobilização.

Caravanas de cidades da região Metropolitana e do Interior também devem comparecer. “Convidamos todos a virem com suas famílias, homens e mulheres, filhos e filhas, para caminharmos juntos contra a onda do ódio e do fascismo no País, a qual o candidato Jair Bolsonaro representa e incentiva”, salienta a organização do evento, comandado por mulheres com apoio de grupos de cristãos, LGBTs, de movimentos negros e de estudantes.

O grupo ressalta a preocupação com a segurança dos manifestantes durante o ato. De acordo com as organizadoras, uma equipe vai monitorar e acompanhar o evento, devidamente identificada. Também serão divulgados, no dia do evento, os telefones de contato da equipes de segurança e jurídica, em caso de contratempo.

Já no domingo, um grupo de apoiadores a Bolsonaro (PSL) promove o ato “Todos Com Bolsonaro”, a partir das 15h, no Parcão, no bairro Moinhos de Vento. Os apoiadores defendem que Bolsonaro é o “único disposto a combater o crime, liberalizar a economia, acabar com a política de favores que gera ineficiência e atraso do país, e manter viva a Lava Jato”.

Os organizadores não deram expectativa de público, devido à previsão de chuva para domingo. Até as 18h desta sexta-feira, cerca de 2,9 mil pessoas marcaram presença no evento da mobilização no Facebook e outras 7,6 mil demonstraram interesse em participar do ato. O evento vai contar com caminhão de som e apresentação da Banda Loka.

Serviço

O quê: Movimento #EleNão

Quando: sábado, 29 de setembro

Local: Monumento ao Expedicionário, na Redenção

Programação:

13h – início da concentração, com oficinas de percussão, de cartazes e estamparia das camisetas

15h – início do ato

17h – início da caminhada – o percurso vai ser divulgado apenas no dia do evento

20h – encerramento

 

O quê: Manifestação “Todos Com Bolsonaro”

Quando: domingo, dia 30 de setembro

Horário: às 15h

Onde: Parque Moinhos de Vento (Parcão)