Calor se intensifica no Rio Grande do Sul neste sábado

Forte aquecimento pode trazer chuva no início da noite

Foto: Alina Souza/CP

O calor se intensifica neste sábado e pode trazer chuva forte ao Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, uma massa de ar muito quente cobre o território gaúcho, trazendo uma jornada intensa no Noroeste e Norte. Com isso, temporais devem ocorrer em pontos isolados, na virada da tarde para a noite.

A chuva deve iniciar na Metade Norte e avançar para Oeste e Sul com chance de tempestade, raios, queda de granizo e vendavais que podem ser intensos, isoladamente.

Em Porto Alegre, o tempo seco prevalece e as marcas devem ficar entre 18°C e 32°C.

Mínima e Máxima

Chuí 18°C | 26°C

Rio Grande 18°C | 28°C

Bagé 18°C | 30°C

Santiago 19°C | 31°C

Alegrete 19°C | 32°C

Uruguaiana 21°C | 33°C

Santa Rosa 20°C | 35°C

Defesa Civil adverte para chuva forte

Já a Defesa Civil emitiu, nesta sexta-feira, um alerta de chuvas intensas em todo estado durante o fim de semana. Há previsão de temporais nas regiões Oeste, Campanha e Sul. No domingo, a instabilidade pode avançar às cidades do Centro e Noroeste. Conforme a Defesa Civil, os ventos podem superar os 80km/h.

Na Capital, na Serra e na região Metropolitana também há possibilidade de tempestades ao longo do fim de semana. Apenas a partir de segunda-feira, com ar mais seco e frio, a chuva deve diminuir na maioria das regiões.

O alerta da Defesa Civil também enfatiza que os principais rios do Estado estão com volume acima do normal em todas as bacias, principalmente no Baixo Uruguai e no Litoral Sul. No sábado, estão previstos volumes significativos que podem atingir 120mm.

De acordo com o chefe do Comando de Operações da Defesa Civil, tenente Dimas Gottardo, as chuvas torrenciais que devem atingir o Estado podem resultar em alagamentos, enxurradas e granizo, principalmente nas bacias dos rios dos Sinos, Caí, Taquari-Antas e do baixo Jacuí.

“Esse evento adverso deve entrar amanhã, pelo Sul do Estado, a partir de Bagé, Aceguá e Santana do Livramento, por volta das 19h. A parte crítica deve ocorrer entre a noite de sábado e a madrugada de domingo”, observa.