Ação em Porto Alegre alerta para cuidados no descarte de medicamento vencido

Evento ocorre das 9h às 16h de domingo, no Parque da Redenção

Imagem: Reprodução

Tomar medicamento vencido nunca é uma atitude recomendada, já que na maioria das vezes, simplesmente não acontece nada quando o paciente ingere remédio fora do prazo de validade. No entanto, os farmacêuticos advertem que uma reação adversa não pode ser descartada, considerando que o produto pode não estar próprio para o consumo. Certos remédios vencidos podem acabar estimulando a produção de bactérias, inclusive.

A ação Farmacêutico na Praça, promovida pelo Conselho Regional de Farmácia na manhã do próximo domingo, vai ter como foco o descarte correto de medicamentos. O evento ocorre das 9h às 16h no Parque da Redenção. De acordo com a presidente da entidade, Silvana Furquim, a melhor alternativa é procurar uma farmácia para realizar a entrega de medicamentos cuja validade já expirou.

“Procure uma farmácia mais próxima porque muitas já fazem a coleta dos medicamentos e possuem convênio com empresa especializada. Nunca jogue no vaso sanitário ou no lixo comum”, ressalta Silvana.

O descarte incorreto de medicamentos em vasos sanitários ou no lixo comum pode contaminar lençóis freáticos e prejudicar animais, por exemplo. Já em relação os cuidados básicos com a chamada “farmacinha caseira”, a manutenção dos produtos em local seco, longe do calor e fora do alcance das crianças é imprescindível.