Vacinação contra pólio e sarampo vai até esta sexta-feira em Porto Alegre

Crianças de até um ano de idade integram a faixa com menor cobertura

Crianças de até um ano de idade integram a faixa com menor cobertura | Foto: Guilherme Testa/CP

Ainda sem atingir a meta, pais e responsáveis de crianças com até cinco anos têm até essa sexta-feira para participar da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite em Porto Alegre. A maior atenção nessa reta final é com as crianças de até um ano de idade, que integram a faixa etária com menor cobertura vacinal.

Segundo os dados parciais do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, a vacinação nessa faixa etária para poliomielite é de 62,56%. No que se refere ao sarampo, os números são semelhantes. A cobertura vacinal de crianças até um ano fica em 60,79%. A imunização segue somente nas unidades de saúde que não atingiram 95% de cobertura do público-alvo até o momento.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, a estratégia é tentar uma interação maior junto à Secretaria Municipal de Educação (Smed), buscando as crianças nas escolas de educação infantil e fortalecendo a busca ativa dos agentes comunitários junto ao público infantil.

“Se levarmos em conta a avaliação por idade, temos 62% de cobertura para crianças de menos de dois anos de idade para a poliomielite e 60% para o sarampo”, salienta Hazheim. Em números gerais da faixa etária da campanha, a cobertura de vacinação chegou a 78,3% para poliomielite e 77,49% para sarampo.

O número de doses aplicadas durante a campanha chega a 50.511 vacinas contra sarampo e 51.038 doses contra poliomielite. A meta estimada pelo Ministério da Saúde em Porto Alegre é de pelo menos 61,9 mil crianças de 1 a menos de 5 anos, que correspondem a 95% das 65.181 estimadas como população-alvo pelo ministério.