Novos servidores da Susepe concluem curso de formação

Secretário da Segurança confirmou início do aprendizado dos novos soldados da BM para novembro

Os 230 novos servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) concluíram, nesta quinta-feira, o curso de formação com uma solenidade realizada no auditório do Foro Central II de Porto Alegre. O número total é dividido em 185 agentes penitenciários e 45 da área administrativa.

Presente na cerimônia, o secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, revelou que eles serão destinados ao Complexo Penitenciário de Canoas e à nova Penitenciária Estadual de Porto Alegre, além de estabelecimentos prisionais em Charqueadas, Pelotas, Uruguaiana, Caxias do Sul e Passo Fundo, bem como no setor de monitoramento eletrônico da Susepe.

No caso da Penitenciária Estadual de Porto Alegre, que Schirmer inaugura em outubro e vai anexar os dois centros de triagem existentes no mesmo terreno, ao lado da Cadeia Pública (antigo Presídio Central), os agentes penitenciários vão substituir os brigadianos destinados às duas unidades.

O secretário aproveitou para confirmar que os 2 mil candidatos aprovados para o cargo de soldado da Brigada Militar, convocados recentemente, vão começar o curso de formação em novembro. Todos os Comandos Regionais de Polícia Ostensiva (CRPOs) da BM receberão efetivo. O curso dura oito meses, com o estágio operacional obrigatório ocorrendo nas próprias regiões onde as aulas acontecem.

Isso não significa, porém, que o efetivo vá permanecer nos municípios após o ingresso definitivo na corporação. A distribuição dos novos soldados ocorre após o término da formação e de acordo com o planejamento estratégico elaborado pela BM.