Os 230 novos servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) concluíram, nesta quinta-feira, o curso de formação com uma solenidade realizada no auditório do Foro Central II de Porto Alegre. O número total é dividido em 185 agentes penitenciários e 45 da área administrativa.
Presente na cerimônia, o secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, revelou que eles serão destinados ao Complexo Penitenciário de Canoas e à nova Penitenciária Estadual de Porto Alegre, além de estabelecimentos prisionais em Charqueadas, Pelotas, Uruguaiana, Caxias do Sul e Passo Fundo, bem como no setor de monitoramento eletrônico da Susepe.
No caso da Penitenciária Estadual de Porto Alegre, que Schirmer inaugura em outubro e vai anexar os dois centros de triagem existentes no mesmo terreno, ao lado da Cadeia Pública (antigo Presídio Central), os agentes penitenciários vão substituir os brigadianos destinados às duas unidades.
O secretário aproveitou para confirmar que os 2 mil candidatos aprovados para o cargo de soldado da Brigada Militar, convocados recentemente, vão começar o curso de formação em novembro. Todos os Comandos Regionais de Polícia Ostensiva (CRPOs) da BM receberão efetivo. O curso dura oito meses, com o estágio operacional obrigatório ocorrendo nas próprias regiões onde as aulas acontecem.
Isso não significa, porém, que o efetivo vá permanecer nos municípios após o ingresso definitivo na corporação. A distribuição dos novos soldados ocorre após o término da formação e de acordo com o planejamento estratégico elaborado pela BM.