Porto Alegre recebe primeiros 70 venezuelanos interiorizados pelo governo

Até o fim da semana, total de imigrantes em solo gaúcho deve chegar a 842

Luis Adriano Madruga / FASC / PMPA

Porto Alegre recebeu, na tarde de hoje, o primeiro grupo de refugiados venezuelanos que serão interiorizados na Capital gaúcha. O voo que os trouxe chegou ao aeroporto Salgado Filho por volta das 15h, transportando um total de 140 imigrantes que foram encaminhados também para Canoas (21), Cachoeirinha (40) e Esteio (9). Na quinta, outros 200 venezuelanos chegarão ao Estado, totalizando 842 imigrantes interiorizados a partir do projeto do governo federal no Rio Grande do Sul.

O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, acompanhou o grupo de refugiados no voo do Boeing 767 da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu por volta das 9h30min de Boa Vista, em Roraima. Conforme Beltrame, “é uma alegria poder contar com a solidariedade dos gaúchos e gaúchas que recebem de braços abertos os irmãos venezuelanos que passavam por situações dramáticas no seu país ou nos abrigos, nas ruas”. O ministro ainda complementou que “a gente vê no olhar e nas palavras de cada um a enorme gratidão que eles têm pelo governo e, sobretudo, pela sociedade brasileira e gaúcha em particular”.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social Denise Russo esteve representando a Prefeitura da Capital no evento de recepção aos refugiados, e garantiu que a cidade vai entrar com todo o trabalho social necessário para inserir os venezuelanos na sociedade. “Vamos inserir essa população na rede de educação, saúde e trabalho. Amanhã, vamos cadastrar todos no sistema de saúde, para analisar se todos os procedimentos foram realizados, depois os procedimentos de educação e trabalho”, disse a secretária. Além disso, ressaltou a importância de garantir regras de convivência para com os moradores que já residem nas Aldeias SOS, espaço que vai receber os venezuelanos, neste primeiro momento, em Porto Alegre.

Os imigrantes ficarão em casas com quartos individuais para cada núcleo familiar, além de sala, banheiro e cozinha coletivos. Cada unidade foi abastecida com móveis e eletrodomésticos que permitirão a autonomia para preparar alimentos, por exemplo. Para Gregorio Alexander Montana Hernandez, que deixou a casa para trás na Venezuela e vendeu o carro para vir ao Brasil com a família, a surpresa foi grande: “não esperava nada disso (mostra a casa com as mãos), estamos muito contentes, a alegria e a emoção que sinto é imensa, se contar para outras pessoas não vão acreditar. Nossa decisão de seguir para cá e começar de novo foi conjunta, o que ficou lá ficou lá, queremos começar uma nova vida aqui”, disse.

Venezuelanos no Rio Grande do Sul

Os primeiros venezuelanos a chegarem ao Estado desembarcaram em solo gaúcho no dia 5 de setembro, e foram encaminhados para Esteio. Na sequência, foi a vez de Canoas receber imigrantes, já nos dias 12 e 13.