Primeira obra da reforma do Mercado Público é entregue nesta segunda-feira

Escada lateral que dá acesso ao segundo andar do prédio é uma das obras para a futura liberação da área que está desativada há 5 anos

mercado público
Foto: Correio do Povo/Arquivo

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira uma das escadas laterais do Mercado Público de Porto Alegre. Esta é considerada a primeira obra de reforma do prédio, que está com o segundo andar fechado desde julho de 2013, em função de um incêndio.

De acordo com a 2ª secretária da Associação de Comércio do Mercado Público Central, Adriana Kauer, a reforma das escadas não foi incluída nas obras decorrentes do incêndio, mas era necessária para a liberação do espaço. “Elas estavam bastante comprometidas e com muitos sinais de corrosão”, explicou Adriana.

A escada lateral, que foi inaugurada, fica ao lado da Avenida Borges de Medeiros e do Largo Glênio Peres. Ela recebeu pintura com tinta intumescente nos corrimãos (que não propaga o fogo), além de novos degraus. “Podemos dizer que a primeira obra do PPCI do Mercado Público está pronta”, comemora a secretária da Associação.

O Plano de Prevenção Contra Incêndios do prédio foi entregue no dia 18 de setembro ao Corpo de Bombeiros. A corporação tem até 30 dias para análise do documento. Depois que o Plano for aprovado começa a elaboração do projeto executivo, que irá apontar o orçamento completo a ser investido pela associação no PPCI.

Os 106 permissionários obtiveram uma linha de financiamento de R$ 1,5 milhão junto ao Banrisul para realização do PPCI, elaboração do projeto executivo e recuperação das duas escadas, a fim de liberar o segundo andar.

Antes do incêndio, no segundo andar do prédio, funcionavam restaurantes, escritórios da coordenação do Mercado Público e uma agência do Banrisul. Hoje, no espaço, funcionam apenas os banheiros públicos.