Militar desmente apoio do Exército em campanha no litoral Norte

Caminhões comprados da corporação foram usados em carreata, no feriadão

Foto: Reprodução Internet

O candidato Tenente Coronel Zucco (PSL), que disputa uma vaga de deputado na Assembleia gaúcha, desmentiu hoje que esteja recebendo apoio político do Exército. No sábado, carreatas com veículos de aparência militar foram realizadas no Litoral Norte, exibindo faixas de apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), que é capitão da reserva e candidato a presidente da República. Em um dos veículos, um cartaz de apoio a Zucco, confundiu e chamou atenção de quem passou na praia o feriadão do 20 de setembro.

Conforme o candidato a deputado, o Exército mantêm isonomia e é vedada a possibilidade de manifestar apoio político, seja qual for o partido ou a ideologia. “Isso é fakenews, pois são caminhões de cunho particular. Eu estava numa carreata quando esses veículos entraram, de forma voluntária. O proprietário desses caminhões é de uma agência de turismo. Estes caminhões não são do Exército. Eu sou militar e o Exército nunca permitiria ou apoiaria qualquer tipo de campanha política”, garante.

Ao Correio do Povo, Paulo Souza, que é proprietário da empresa de passeios turísticos citada pelo candidato, disse que os veículos já pertenceram ao Exército, mas que hoje não há mais ligação. Segundo o empresário, as viaturas foram adquiridas em leilões e, em seguida, compradas por ele para fazer turismo de trilhas no litoral. Souza disse que participou da carreata para apoiar os candidatos do PSL e por considerar que as propostas deles vão de encontro com a “aparência militar” do comboio. A assessoria do Comando Militar do Sul também negou que os veículos pertençam ao Exército.

Com 27 anos de corporação, o tenente-coronel Luciano Lorenzini Zucco revela ter se candidatado, pela primeira vez, em 2018, por influência do General Mourão (PRTB), vice de Bolsonaro. A intenção dele é reforçar as políticas para área da segurança. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Zucco já recebeu R$ 104.023,18 para financiamento de campanha, sendo R$ 30 mil vindos da direção nacional do Partido Social Liberal.