Prefeitura da Capital abre nova sindicância para apurar fraudes em bônus-moradia

Executivo defende que irregularidades são anteriores à atual gestão

Operação combate crimes contra administração pública no Demhab | Foto: Policia Civil / Divulgação

O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) instaurou nova sindicância para investigar possíveis irregularidades na concessão de bônus-moradia a moradores da avenida Tronco. A ação se dá em decorrência da operação Pau Oco, deflagrada pela Polícia Civil nessa quarta-feira, visando apurar a prática de diversos crimes contra a administração pública no Demhab de Porto Alegre. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Gravataí e Capão da Canoa.

Conforme a Prefeitura, ainda no ano passado, o próprio órgão denunciou às autoridades policiais irregularidades na quitação de financiamentos imobiliários, concessão de aluguel social e venda de indicações para o recebimento de moradias do Minha Casa, Minha Vida. Além disso, o Executivo reforça que “as ilegalidades apontadas pelo Demhab são anteriores à atual gestão.”

A investigação começou em março deste ano. Após a Operação Casa Nostra ter sido deflagrada, restaram denúncias dando conta de inúmeras irregularidades no âmbito do DEMHAB, que não diziam respeito exclusivamente ao Setor de Crédito Imobiliário, foco da operação do momento.

“Estamos verificando a participação de moradores da região e pessoas ligadas à administração pública nesse esquema. Esses benefícios são destinados as pessoas afetadas pelas obras da Copa de 2014 na Vila Tronco, especificamente. Há requisitos para aquisição desses benefícios, concedidos legalmente. As pessoas ganham esse bônus moradia para adquirirem outro imóvel. No meio desse caminho, com a participação de servidores do DEMHAB, pessoas ludibriaram outras, com menos instrução, analfabetas, e se apropriaram desses bens imóveis públicos”, comenta o delegado Max Otto Ritter, um dos responsáveis pela ofensiva.