O aplicativo de transporte Uber começou a testar um recurso que mostra ao motorista o destino aproximado do usuário antes que ele, efetivamente, aceite a viagem. A reivindicação era antiga mas, da forma como passou a vigorar, desagradou os condutores. Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis foram escolhidas como as primeiras a receber a ferramenta para teste.
Com o dispositivo, o condutor fica sabendo a região, o bairro ou a cidade para onde o usuário quer se deslocar, antes que ele entre no veículo. Ainda assim, o presidente da Associação Liga dos Motoristas de Aplicativos do Rio Grande do Sul (Alma-RS), Joe Moraes, entende que a informação fornecida ainda é vaga e “subjetiva”. O dirigente também lembra que a ferramenta descumpre o que determina o projeto que regulamenta o serviço em Porto Alegre, aprovado pela Câmara de Vereadores. De acordo com ele, o texto prevê que, além do bairro, sejam informados a rua e o número exato do destino do passageiro.
Nos próximos meses, os testes devem ser expandidos a outras cidades. No início, a ferramenta vai funcionar apenas nos celulares de motoristas com sistema Android. A versão inicial ainda poder passar por ajustes conforme os resultados dos testes em cada região.
“Mostrar o destino final do usuário para o motorista parceiro, antes do início da viagem, era uma demanda recorrente dos motoristas. Criamos uma ferramenta para garantir isso sem prejudicar a privacidade dos usuários”, explica o diretor de Comunicação da Uber no Brasil, Fábio Sabba.
Em fim de agosto, a Uber já havia anunciado em nota, o lançamento de um recurso que permite aos motoristas parceiros saber a forma de pagamento antes de o usuário embarcar. Esse dispositivo, porém, só aparece na tela depois que o condutor aceita a corrida e se aproxima do ponto indicado pelo usuário. A empresa informou, à época, que o motorista pode cancelar a chamada, sem cobrança de taxa, caso justifique que o motivo é segurança.
Hoje, a Uber já restringe a circulação de veículos em determinadas regiões da cidade, à noite, em função do risco de assalto. A chamada zona de sombreamento fica em vigor entre 22h e 6h, mas isso não impede, de acordo com o presidente da Alma, que o usuário pegue um carro no Centro, por exemplo, indique um destino permitido e, durante a corrida, troque o endereço.