Sobe para 771 número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria

Foram 23 a mais que no relatório anterior

Imagem: Divulgação Prefeitura Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria e o governo estadual atualizaram os dados referentes ao surto de toxoplasmose registrado no município desde a metade de abril. Conforme o boletim, subiu para 771 o número de casos confirmados da doença, 23 a mais que no último relatório, de 15 dias atrás. Cento e dois casos envolveram gestantes e 20 configuraram quadro de toxoplasmose congênita. Em três casos, houve óbito fetal e em dez, aborto.

Conforme o documento, foram 1.917 casos notificados até o momento. Desses, 1.825 foram considerados suspeitos, 61 excluídos e 31 ainda dependem de classificação. Dos casos suspeitos, 771 foram confirmados com a contraprova em laboratório, 559 descartados e 459 seguem em investigação.

Mesmo que o surto tenha estabilizado, a Prefeitura de Santa Maria segue orientando a comunidade para que mantenha ativas as medidas de prevenção à doença. A população deve seguir ingerindo apenas água mineral ou fervida e higienizando de maneira adequada os alimentos. Ainda, é fundamental que as famílias realizem, periodicamente, a limpeza de reservatórios e caixas d’água.

Os detalhes do boletim podem ser visualizados aqui.