Rio Grande do Sul vai receber mais 190 venezuelanos na próxima semana

Setenta deles ficarão em Porto Alegre

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

O Rio Grande do Sul vai receber mais 190 venezuelanos na próxima semana. Desse total, 140 refugiados chegarão na terça-feira, dia 25. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 70 ficarão em Porto Alegre, 40 em Cachoeirinha, 21 em Canoas e nove em Esteio. Na quinta-feira, dia 27, outros 50 imigrantes serão recebidos na cidade de Chapada.

Conforme o MDS, na Capital, os venezuelanos ficarão alojados na entidade filantrópica Aldeias Infantis SOS, no bairro Sarandi, na zona Norte, por meio de um convênio com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Até o momento, 502 refugiados estão em solo gaúcho – 288 em Canoas e 214 em Esteio.

Com a chegada dos novos imigrantes, o Rio Grande do Sul vai abrigar, ao menos 692 venezuelanos. Na próxima terça, o voo sairá de Boa Vista, em Roraima. O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, acompanhará a viagem.

Diariamente, centenas de venezuelanos atravessam a fronteira com o Brasil devido às crises política e econômica do país de origem. A estimativa é de que pelo menos 800 refugiados cheguem todos os dias, a pé, pela fronteira situada na cidade de Pacaraima. Após diversos apelos das autoridades de Roraima, o governo federal passou a dar apoio no processo de interiorização dessa população.