Primavera vai ter chuva acima da média e risco de enchentes no Rio Grande do Sul

Começo da estação ainda mantém características mais amenas e o final, padrão de verão

Foto: Alina Souza/CP

A primavera vai começar no sábado, às 22h54min, marcando a transição para o verão após um dos invernos mais frios da década no Rio Grande do Sul. De acordo com os meteorologistas da MetSul Meteorologia, a estação, em 2018, vai trazer mudanças importantes por conta de alterações no padrão geral de circulação atmosférica no planeta. Com o Oceano Pacífico sob uma condição de neutralidade, mas já com águas mais quentes do que o normal, há chance de episódio de El Niño nos próximos meses.

A primavera deve ter chuva com volumes acima da média na maioria das regiões gaúchas. Episódios de chuva volumosa e intensa são esperados com acumulados de precipitação muito altos em período curto. Por isso, a MetSul Meteorologia salienta um risco maior do que o normal de cheias de rios e enchentes. Já no fim de setembro, se espera que o Rio Grande do Sul registre um evento de chuva com volumes muito elevados e potencial de determinar cheias.

Segundo a MetSul, a primavera é o período com maior frequência de tempestades, não raro severas com intensos vendavais e granizo. Há precedentes de tornados, inclusive. Em 2015, com o El Niño, houve muitos temporais pelo Rio Grande do Sul. Neste ano, com instabilidade mais freqüente, tempestades tendem a ser mais recorrentes. Inicialmente associados à incursões tardias de ar frio na estação, os temporais na segunda metade da primavera decorrerão da combinação de forte calor e umidade.

Como estação de transição para o verão, na primavera cresce a frequência de dias de calor. O começo da estação ainda mantém características mais amenas e o final, padrão de verão. Os dias de calor vão aumentar, especialmente entre novembro e dezembro, quando algumas jornadas podem ser muito quentes com possibilidade de ondas de calor. “A tendência é de uma primavera com temperatura perto ou um pouco acima da média, mas entre novembro e dezembro podem ocorrer alguns períodos de calor muito intenso”, enfatiza a MetSul.

O típico contraste térmico entre ar frio na costa e ar quente no continente acentua o vento da tarde para a noite do quadrante Leste no decorrer da primavera, sobretudo em outubro e novembro, o que rendeu a expressão “Vento de Finados”.