Desfile de 20 de Setembro reúne cerca de 10 mil pessoas em Porto Alegre

Evento foi marcado por diversas homenagens ao tradicionalista Paixão Côrtes

Evento foi marcado por diversas homenagens ao tradicionalista Paixão Côrtes

Por volta das 10h desta quinta-feira, com o tempo ainda nublado, o céu do centro de Porto Alegre foi tomado pela passagem de duas aeronaves da Brigada Militar, que traziam as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul, arrancando palmas do público. A homenagem marcou o início do tradicional Desfile de 20 de Setembro na capital gaúcha, que tomou conta da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), na região central.

O evento, que durou quase três horas, reuniu cerca de 10 mil pessoas, segundo o Comando do Primeiro Batalhão da Brigada Militar, que, ao seu jeito, celebravam a origem e a história do gaúcho, acompanhando as apresentações cívica e tradicionalista. Os desfiles começavam próximo ao estádio Beira-Rio e seguiam até a Rótula das Cuias, sendo que muitas pessoas aproveitavam para se dirigir, após a apresentação, para o Acampamento Farroupilha, onde as comemorações seguiram.

As celebrações tiveram início com a revista da tropa, em seguida, os destacamentos e grupamentos iam passando junto ao palanque central, onde reuniam-se as autoridades, como o governador José Ivo Sartori e o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, além de representantes de consulados e outros convidados.

O desfile cívico abriu o evento, sendo formado por integrantes da área da segurança, como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Superintendência de Serviços Penitenciários e Instituto Geral de Perícias (IGP). Cada um trouxe um pouco da sua história e representatividade, que era possível ser vista pela presença do efetivo, e claro das viaturas desde as mais simbólicas até as mais atuais, e com as sirenes ligadas. Mas a presença de animais, como cães e cavalos, chamou a atenção do público.

Como não poderia ser diferente, não faltaram homenagens ao tradicionalista Paixão Côrtes, que faleceu no final de agosto aos 91 anos. A primeira delas foi a banda da BM que tocou músicas relacionadas a ele. “Com certeza é um setembro diferente”, comentou Nairo Callegaro, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que organizou as festividades.