O governo do Estado vai chamar os primeiros 2 mil aprovados no último concurso da Brigada Militar para iniciar curso preparatório. A publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) deverá ocorrer até sexta-feira (21), e os chamamentos podem acontecer imediatamente após esse procedimento. O andamento do processo poderá ser acompanhado pelo site da própria Brigada Militar (BM), no campo “editais”.
O @governo_rs realizará o primeiro chamamento de aprovados do concurso público realizado para a @brigadamilitar_. São dois mil novos soldados a ingressar nos quadros da corporação.
— Cezar Schirmer (@CezarSchirmer) 19 de setembro de 2018
O concurso ocorreu ainda em dezembro do ano passado, e o certame foi homologado em julho de 2018. O governo estima que serão necessários cerca de R$ 13 milhões mensais para custear a folha referente aos novos soldados, que devem iniciar curso preparatório já em novembro. O treinamento tem duração de oito meses e a expectativa é de que os novos soldados estejam nas ruas já no segundo semestre de 2019.
Além do concurso, agora os aprovados terão de passar por análise de vida pregressa, exames toxicológicos e apresentação dos demais documentos necessários. No total, o concurso foi realizado para o chamamento posterior de 4,1 mil soldados. Para os demais, ainda não há previsão de efetivação.