Primeiro grupo de aprovados em concurso da BM chega às ruas até julho de 2019

Não há prazo para o chamamento dos demais 2,1 mil

Foto: Rafael Silva / Brigada Militar / CP

Em entrevista para o programa Esfera Pública, o secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, estimou que os primeiros 2 mil aprovados do concurso para soldado da Brigada Militar (BM) cheguem às ruas até julho de 2019. A convocação vai ser publicada no Diário Oficial do Estado na próxima sexta-feira. O prazo é de até 45 dias para que os aprovados se apresentem.

Questionado sobre o anúncio ter ocorrido a cerca de 15 dias das eleições, Schirmer afirmou que o governo trabalha durante todo o período do mandato. Ele também reconheceu que falta efetivo na corporação. Schirmer também alegou que os trâmites finais para o processo de convocação só foram concluídos no mês passado, embora a seleção tenha ocorrido em dezembro de 2017.

Sobre o local em que os policiais devem atuar, o secretário esclarece que essa decisão só vai ser tomada após a finalização do curso preparatório. Nele, os alunos recebem notas e assim, se definem quantos devem ser encaminhados a cada cidade, também conforme a demanda.

O concurso para 4,1 mil vagas só teve o resultado homologado em 7 de julho. Dependendo do currículo de cada aprovado, o curso de formação dura de sete a nove meses. Ainda não há previsão para o chamamento dos demais 2,1 mil futuros PMs, além de bombeiros e policiais civis aprovados na seleção.