Teve início nesta terça-feira a instalação de parquímetros do novo sistema de estacionamento pago, na área denominada Centro 1, em Porto Alegre. Os 50 parquímetros, que devem ser instalados em até 40 dias, permitem novas maneiras de pagamento além das moedas, como os cartões de crédito e débito e aplicativo. Os motoristas não precisarão mais deixar os papeis nos veículos, apenas informar a placa no momento do pagamento. A previsão da empresa Zona Azul Brasil, que venceu a licitação, é de entregar o sistema completo em março do ano que vem.
No período de implementação, não vai haver cobrança efetiva. Após, serão cobrados R$ 1,05 a cada 30 minutos de estacionamento. Outra mudança é que o usuário, com o aplicativo, pode ser avisado quando o tempo estiver encerrando e pode inclusive ampliar o período. O limite máximo de uso da vaga segue sendo de duas horas.
O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti, acompanharam a instalação do primeiro equipamento, na Sete de Setembro, próximo à Casa de Cultura Mario Quintana.
O Centro Histórico é dividido em duas regiões. A zona 1 vai ter 50 parquímetros e ofertar cerca de 726 vagas. Ao todo, na cidade serão instalados 220 equipamentos envolvendo cerca de 4.360 vagas, sendo 5% reservadas para idosos e 5% para cadeirantes.