Depois de dois Dias “D”, 20% das crianças ainda não se protegerem contra pólio e sarampo na Capital

Até quarta, orientação é de que a vacinação prossiga

Foto: Guilherme Testa/CP

Mais de 2 mil crianças foram vacinadas no segundo Dia D da campanha contra a pólio e o sarampo, realizado no sábado passado, em Porto Alegre. A data mobilizou mais de 2 mil servidores e manteve 110 postos de imunização abertos, embora sem passe livre no transporte coletivo – diferente do que havia ocorrido no primeiro dia D, em 18 de agosto.

Apesar do esforço extra, duas em cada dez crianças de 1 a menos de 5 anos ainda não receberam as doses. A cobertura chegou hoje a 77,22% para poliomielite e 76,48% para sarampo. A meta estimada pelo Ministério da Saúde é de vacinar pelo menos 61,9 mil crianças em Porto Alegre, o que corresponde a 95%.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, uma reunião define, na quarta-feira, os rumos da campanha. Até lá, a orientação é de que a vacinação prossiga. Dos 29 casos de sarampo registrados desde janeiro, em todo o Rio Grande do Sul, 22 foram confirmados em Porto Alegre.

Mesmo crianças já imunizadas, dentro da faixa etária da campanha, devem ser levadas a uma unidade de saúde. A enfermeira chefe do Núcleo de Imunizações da SMS, Bianca Ledur, reforça a necessidade de levar a caderneta de vacinação das crianças para que a situação vacinal seja analisada.

A Prefeitura disponibiliza a imunização em 130 salas de vacina, das 7h às 17h. As unidades de saúde Modelo, São Carlos e Tristeza abrem até as 22h, pelo Programa Saúde Noite e Dia, e a Clínica da Família, na Restinga, até as 20h.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile