Candidatos ao Piratini expõem ideias em três horas de debate na Guaíba

Veja a íntegra do programa e confira a avaliação de cada postulante a governador

Foto: Alina Souza/CP

Durante mais de três horas, sete candidatos a governador discutiram as propostas de campanha em debate promovido pela Rádio Guaíba e o Correio do Povo, na tarde desta segunda-feira. O encontro ocorreu no Estúdio Cristal e contou com a presença de centenas de militantes, do lado de fora.

Participaram do debate Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Júlio Flores (PSTU), Mateus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSol). Também convidado, o candidato Paulo de Oliveira Medeiros (PCO) preferiu se ausentar.

Por meio de sorteio, os postulantes ao governo estadual se debruçaram sobre temas pré-definidos como segurança, saúde, educação, infraestrutura, privatizações, funcionalismo, plebiscito, finanças públicas, políticas sociais e regime de recuperação fiscal.

O debate, dividido em quatro blocos, também pode ser acompanhado pelas redes sociais do Correio e da Guaíba. As regras do encontro foram definidas previamente, em reunião com as assessorias de cada candidato, e registradas na Justiça Eleitoral.

Os jornalistas Juremir Machado da Silva e Taline Oppitz mediaram o encontro. Ao término do debate, os sete candidatos avaliaram a participação. Confira o que disse cada um deles:

Eduardo Leite

“Foi uma excelente oportunidade para colocarmos as nossas ideias e expormos a linha de conduta, que revela muito o caráter de cada um. Estamos entrando nos últimos 20 dias da campanha eleitoral e as pesquisas mostram o nosso crescimento. Os gaúchos e gaúchas estão percebendo, como fiz em Pelotas, que há possibilidade de se realizar uma política diferente, com entrega de resultados”.

Jairo Jorge (PDT)

“Eu represento a continuidade do pensamento de Brizola e quero fazer a segunda revolução educacional que o Rio Grande do Sul precisa, pois a primeira foi ele (Brizola) quem fez. Ele transformou o Estado, onde metade da população era analfabeta e quero dar continuidade a esse legado e a essa história. Eu sou de um partido limpo que não precisar mudar nome”.

José Ivo Sartori (MDB)

“Eu acredito que todas as coisas foram colocadas, cada um com sua opinião e visão, mas às vezes, momentânea e ocasional, não há respeito do conjunto de todas as situações. Mas, em todos os casos, foi um momento democrático e importante. A avaliação pode ser considerada a mais positiva de todas porque as pessoas tiveram a oportunidade de decidir sobre o que é melhor para o futuro do Estado”.

Julio Flores (PSTU)

“O que nós observamos de fato é o que a gente têm dito. Todos os candidatos, em sua maioria, já governaram o Estado e governaram para os ricos e poderosos porque nunca acabaram com a isenção de impostos para os grandes empresários, que consomem R$ 15 bilhões. Então, apostar nessas candidaturas é como a gente escolher com qual corda vamos nos enforcar”.

Mateus Bandeira (Novo)

“O debate foi muito bom porque deu espaço democrático para todos porque nem todas as redes de comunicação e tevê estão fazendo. Foi uma oportunidade importante para esclarecer aos ouvintes de que existem diferenças quilométricas entre as propostas dos políticos profissionais e dos partidos que já governaram o Rio Grande do Sul e que nos trouxeram para esse abismo de que somos vítimas”.

Miguel Rossetto (PT)

“Não queremos mais um Rio Grande do desemprego, da escola pública abandonada, das estradas abandonadas e desta criminalidade e violência que assusta o nosso povo. Nossa proposta é clara e é possível governar de forma diferente. Nós vamos recuperar crescimento, trabalho e emprego. Vamos dar apoio aos agricultores, respeitar os servidores e pagar em dias professores e policiais”.

Roberto Robaina (PSol)

“Foi um debate muito bom, um momento onde os candidatos tiveram condições de igualdade nas disputas, porque nós temos um sistema eleitoral, montado por Eduardo Cunha, aquele ladrão que está cadeia, que é este sistema eleitoral que garante que os partidos do sistema tenham todo tempo do mundo e nós tenhamos pouco tempo. Hoje houve igualdade de condições”.

Assista o debate na íntegra no Facebook da Guaíba:

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile