Superlotação de presos volta atingir delegacias em NH e São Leopoldo

Susepe informou ter providenciado 14 vagas no sistema carcerário até o momento

DPPA de Novo Hamburgo. Foto: UGEIRM

A superlotação em carceragens de delegacias da região Metropolitana voltou a comprometer o atendimento em unidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, nesta quinta-feira. Conforme o Ugeirm Sindicato, que representa os agentes da Polícia Civil, havia 27 detentos aguardando vagas, na Delegacia de Pronto Atendimento de NH, e mais 17 na DPPA de São Leopoldo, na tarde de hoje. Parte deles espera acorrentada, do lado de fora.

De acordo com o presidente da Ugeirm Sindicato, Isaac Ortiz, a situação é crítica. “Está saindo gente pelo ladrão e vêm mais presos por aí”, lamenta. O acúmulo de detentos provisórios nas duas DPS ocorre desde as primeiras horas da manhã. Em São Leopoldo, viaturas também deixaram de circular para dar apoio à escolta dos apenados sob custódia.

Às 17h, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) informou ter conseguido 14 vagas em presídios para realocar parte do grupo. As transferências devem ser feitas a casas de detenção da região Metropolitana.

No ano passado, no ápice da crise de falta de vagas no sistema, delegacias da grande Porto Alegre chegaram a registrar mais de 200 presos esperando remoção.