Mais de 190 venezuelanos chegam ao RS nesta quinta-feira

Eles estão divididos em dois grupos de 96 pessoas: um grupo vai para Esteio e outro, para Canoas

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

O Rio Grande do Sul recebe nesta quinta-feira mais 192 imigrantes venezuelanos vindos de Boa Vista (RR). Eles serão divididos em dois grupos de 96 pessoas: um grupo vai para Esteio e outro, para Canoas. A previsão é de que o Boeing 767 da Força Aérea (FAB), que decolou por volta das 9h, chegue ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), por volta das 14h45.

Mais de 300 venezuelanos já estão no RS

Um outro grupo de 201 venezuelanos chegou, na tarde dessa quarta-feira (12), a Canoas, na região Metropolitana, como parte do processo de interiorização de refugiados do país vizinho que vivem hoje em solo brasileiro. Do mesmo modo como os 125 venezuelanos que chegaram a Esteio na semana passada.

Com a chegada dos novos imigrantes nesta tarde, o total de venezuelanos no RS, vindos através do processo de interiorização, chega a 518. Inicialmente, estava prevista a chegada de 646 imigrantes no RS. Contudo, o número deve passar de 700 venezuelanos interiorizados no Rio Grande do Sul, com responsabilidades divididas pelo poder público: os alojamentos são custeados pela ONU, a alimentação é distribuída pelas Forças Armadas e as prefeituras assumem os encargos sociais, recebendo aporte financeiro federal, que através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), repassa R$ 400 por pessoa por seis meses.

Diariamente, centenas de imigrantes atravessam a fronteira devido às crises política e econômica. A estimativa é de que pelo menos 800 venezuelanos cheguem todos os dias, a pé, pela fronteira com o Brasil situada na cidade de Pacaraima.

Após diversos apelos das autoridades de Roraima, o governo federal passou a dar apoio no processo de interiorização dessa população, e quatro cidades gaúchas se habilitaram a receber os imigrantes: Esteio, Canoas e Cachoeirinha, na região Metropolitana, e Chapada, no Norte do RS.

 

* Com informações da Agência Brasil