A Prefeitura de Alvorada, na região Metropolitana, estima que, até o fim da semana, o recolhimento de lixo no município seja retomado. A interrupção do serviço ocorre desde sábado, quando os trabalhadores da empresa terceirizada Ecopav, de São Paulo, paralisaram a coleta alegando atraso na quitação da folha de agosto.
Por meio de nota, o Executivo Municipal informou que está com os repasses em dia com a Ecopav e que desconhece qualquer dificuldade financeira enfrentada pela instituição com relação a salários ou falta de combustíveis para os veículos prestarem o serviço.
Ainda segundo a Prefeitura, os repasses à Ecopav foram feitos a tempo de os funcionários serem pagos no dia 10. O Município também esclarece que notificou a prestadora “a dar continuidade integral aos serviços prestados”, como previsto em contrato.
Contatada pela reportagem, a Ecopav não se manifestou, até o fim da tarde de hoje.
Mutirão
Em caráter emergencial, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana colocou caçambas e funcionários da pasta para fazer a retirada do lixo nas imediações da avenida Getúlio Vargas, a via principal da cidade.
De acordo com o secretário Airton Pacheco, mutirões vêm sendo feitos desde a última segunda-feira. Por dia, foram recolhidas de oito a 10 toneladas de lixo doméstico. Ele fala que já notificou a Ecopav duas vezes e que, se a empresa não normalizar os serviços “em um prazo considerável”, a Prefeitura vai rescindir o contrato. “A partir daí, teremos que fazer uma contratação emergencial”, explica.
*Com informações da repórter Fernanda Bassôa/Correio do Povo