Vazamento químico deixa água azulada em arroio no Vale do Sinos

Além de emitir multa pelo dano ambiental, a Fepam lacrou a empresa, que não tinha licença de operação

Além de emitir multa pelo dano ambiental, a Fepam lacrou a empresa, que não tinha licença de operação. Foto: Divulgação/Fepam

Técnicos da Divisão de Emergências Ambientais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) suspenderam as atividades de uma empresa que provocou o vazamento de produtos químicos no arroio Estância Velha enquanto fazia a limpeza de bombonas, em Estância Velha, no Vale do Sinos.

A sede da empresa – de lavagem e recuperação de bombonas – fica na esquina entre as ruas Antônio Kolling e Adolfo Otto Koch, no bairro das Rosas. O dano ambiental ocorreu no fim da manhã de hoje.

Além de emitir multa pelo dano ambiental, em valor a ser definido, a Fepam lacrou a empresa, que não tinha licença de operação. A Fundação revela, ainda, que a mesma firma já havia solicitado licença de regularização, negada, após ter tido as atividades suspensas por falta de licença ambiental.

O vazamento é considerado controlado, embora não tenha sido possível apurar, até o momento, quanto em produtos químicos vazou. Conforme o engenheiro químico Vilson Trava Dutra Filho, é provável que tenha ocorrido uma infiltração no sistema de secagem utilizado pela empresa, provocando o vazamento de borra de tinta e outros produtos químicos que escoaram e acabaram atingindo não só o Arroio Estância Velha, como o arroio Portão, devendo chegar, ainda, ao rio dos Sinos.