O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do 1º Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar destruiu nesta manhã os três artefatos explosivos caseiros que haviam sido apreendidos pelo efetivo do 1º Batalhão de Polícia Militar após confronto com traficantes na noite de segunda-feira no bairro Serraria, em Porto Alegre. Na troca de tiros, um criminoso foi baleado e morreu durante atendimento médico. Um revólver, munição e drogas foram apreendidos. Não houve prisões.
O comandante do 1º BPM, tenente coronel Mário Augusto Ferreira, disse que o confronto ocorreu no Beco do Pica-Pau. “A guarnição nossa foi recebida a tiros”, explicou, referindo-se ao motivo do revide por parte dos policiais militares e que resultou no bandido morto. “Era segurança da boca-de-fumo”, não descartou o oficial. Os demais cúmplices fugiram e não foram mais encontrados.
Como o local era de risco devido ao confronto, os artefatos explosivos foram recolhidos e levados junto com a ocorrência para a 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, no Palácio da Polícia, na avenida Ipiranga. “Não havia condições de fazer lá mesmo”, avaliou. A retirada nesta manhã pela equipe antibombas do Gate ocorreu, como de praxe, com a adoção de algumas medidas de segurança, como isolamento da área, bombeiros de prontidão para uma emergência e trânsito bloqueado.