Sob sol, milhares acompanham desfile de 7 de setembro em Porto Alegre

Evento foi realizado na manhã de hoje na avenida Edvaldo Pereira Paiva

Desfile ocorreu hoje em Porto Alegre. Foto: Guilherme Kepler

Sob sol forte, milhares de pessoas acompanharam nesta sexta-feira, em Porto Alegre, o tradicional desfile cívico militar em celebração a Independência do Brasil. O desfile teve início por volta das 10h, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. Cerca de 4,5 mil pessoas participaram, entre integrantes das Forças Armadas, órgãos federais, estaduais, municipais e entidades civis.

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura da Capital não instalou arquibancadas para o público acompanhar o desfile. A crise financeira foi o motivo alegado pelo executivo que prestou apoio na limpeza do local e monitoramento do trânsito.

O comandante Militar do Sul, general Antonio Geraldo Miotto, exaltou a presença e participação do público ao longo do evento. “Um dia maravilhoso com a participação expressiva da população de Porto Alegre. Uma coisa muito linda que podemos ver aqui na cidade. Todos participando e demonstrando o patriotismo com o nosso país que merece”, afirma.

Participaram do evento servidores da Marinha, Exército, Aeronáutica, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Empresa Pública de Transporte e Circulação e Guarda Municipal. Além disso, desfilaram pela avenida Edvaldo Pereira Paiva viaturas, blindados do Exército e animais que são utilizados pelas forças policiais.

Exército tem uma missão

Questionado sobre o patriotismo em contraponto ao incidente envolvendo ontem o candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, o comandante Militar do Sul, general Miotto, disse que o Exército está preocupado e ao mesmo tempo atento para garantir a tranquilidade no processo eleitoral. “O Exército está preocupado com a situação, assim como todas as pessoas, porque no processo eleitoral o exército tem uma missão: a garantia da votação. E nós estamos atentos para trabalhar e dar tranquilidade a nossa população e ao processo eleitoral”, resumiu.

Entenda o caso

Jair Bolsonaro foi esfaqueado na região do abdômen na tarde dessa quinta-feira durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG), segundo a Polícia Militar. A campanha foi interrompida após o incidente.

A PM de Minas Gerais informou que o candidato foi esfaqueado quando estava na rua Halfeld, no centro da cidade. O agressor, Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos, foi preso pela Polícia Federal. Bispo foi transferido para um centro de detenção provisória em Juiz de Fora. Bolsonaro foi transferido hoje da Santa Casa de Juiz de Fora para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.