Câncer mata, no Rio, sambista Wilson Moreira

Autor de "Judia de Mim", "Gostoso Veneno" e "Deixa Clarear" morreu aos 81 anos. Velório ocorre amanhã, na Câmara Municipal

Wilson Moreira

Vítima de um câncer, morreu na noite de ontem, no Rio de Janeiro, o sambista Wilson Moreira. Ele tinha 81 anos e permanecia internado tratando de problemas renais.

Nascido Wilson Moreira Serra em dezembro de 1936, no bairro de Realengo, na zona oeste do Rio, trabalhou como guia de deficientes visuais, guarda penitenciário e engraxate antes de se dedicar ao samba.

Entre os sucessos do artista estão “Te Segura”, “Goiabada Cascão”, “Morrendo de Saudade” e “Peso na Balança”, gravados por Beth Carvalho; “Gostoso Veneno”, na voz de Alcione; “Mulata do Balaio” e “Deixa Clarear”, com Clara Nunes; e “Cidade Assassina”, gravada por Elizeth Cardoso.

Também foi parceiro de Zeca Pagodinho no sucesso “Judia de Mim”. Em parceria com Nei Lopes, gravou os discos “A Arte Negra de Wilson Moreira e Nei Lopes”, lançado em 1980, e “O Partido (Muito) Alto de Wilson Moreira e Nei Lopes”, de 1985.

Escola homenageia compositor
No Facebook, a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, onde Moreira funou a Ala dos Compositores, prestou homenagem a ele.

“A Mocidade Independente de Padre Miguel rende suas homenagens ao grande compositor Wilson Moreira, autor dos nossos sambas de 1962 e 1963. Expressamos nossa solidariedade a seus familiares, desejando que Deus os conforte nesse momento”, cita a nota.

Já a Portela, para onde Moreira foi a partir de 1968, lamentou a partida do compositor dos clássicos “Senhora Liberdade” e “Gostoso Veneno’.

“A Portela, o mundo do samba e a MPB estão de luto pelo falecimento do genial compositor portelense Wilson Moreira”, publicou a escola, lembrando dele como “um dos maiores nomes da história do samba brasileiro”.

A Portela lembra também da participação ativa de Moreira no Grêmio Recreativo de Arte Negra Escola de Samba Quilombo e em desfiles da escola de samba, onde “esteve por diversas vezes em comissões de frente com baluartes e em carro alegórico com os membros da Velha Guarda Show e outros portelenses ilustres”.

O velório ocorre amanhã, das 9h às 14h, na Câmara Municipal, na Cinelândia. O sepultamento está previsto para as 15h30min no Cemitério do Caju, na zona portuária.