Reforma do Instituto de Educação segue indefinida 150 dias após lançamento da licitação

Cronograma do edital de licitação aponta que empresa responsável pelas obras deveria ter sido conhecida no dia 10 de maio

Instituto de Educação General Flores da Cunha | Foto: André Ávila / CP Memória

Depois de cinco meses de lançamento do edital de licitação, segue indefinida a data para a retomada das obras de reforma e restauração do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre. A comunidade escolar deveria ter conhecido a empresa responsável no dia 10 de maio.

No dia 15 de junho deste ano, mais de um mês depois do prazo inicial, a Central de Licitações do Estado inabilitou todas as concorrentes que disputavam o processo por não atenderem itens do edital. Após novo prazo para que as licitantes corrigissem as informações, quatro foram habilitadas para seguir no processo.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a abertura dos envelopes com as propostas de preços para retomada das obras de restauração completa do Instituto de Educação deve ser realizada na próxima quinta-feira (13). Após a abertura dos envelopes, o processo prevê prazo de cinco dias para as concorrentes se pronunciarem sobre a etapa.

Os trabalhos devem ser concluídos em até 18 meses após a ordem de serviço, que não tem data para acontecer. O valor máximo apresentado pelas empresas não pode ser superior a R$ 28,6 milhões e os recursos são do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Construído em 1935, entre o Parque da Redenção e o Campus Central da UFRGS, o Instituto de Educação é considerado patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. São mais de 1,5 mil estudantes e 130 docentes e funcionários que se dividem para ocupar os quatro locais diferentes em que o Instituto passou a funcionar desde que as aulas foram transferidas, em julho de 2015. Os primeiros trabalhos na instituição começaram em janeiro de 2016 e foram paralisados em agosto de 2017, com apenas 10% das obras concluídas.