Bolsonaro leva facada em ato de campanha em MG

Candidato à Presidência da República pelo PSL fazia campanha em Juiz de Fora

Foto: Reprodução / Twitter

O deputado federal e candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, sofreu um golpe de faca na região do abdome durante um evento de campanha em Juiz de Fora (MG), na tarde desta quinta-feira, segundo a Polícia Militar (PM).

Vídeos postados em redes sociais exibem Bolsonaro sendo carregado por apoiadores e atingido por algo que parece ser uma faca. O candidato é retirado do local e levado para a Santa Casa de Juiz de Fora. No fim da tarde, a casa de saúde informou que o candidato “deu entrada no hospital por volta das 15h40 com uma lesão por material perfurocortante na região do abdômen”. Ainda de acordo com a nota oficial, “ele foi atendido na urgência, passou por um exame de ultrassonografia e agora está no Centro Cirúrgico”.

Um dos filhos do deputado, Flávio Bolsonaro, publicou uma mensagem no Twitter informando que o corte havia sido “superficial e que ele passa bem”. Perto das 18h, porém, deu uma segunda versão: “Infelizmente foi mais grave que esperávamos. A perfuração atingiu parte do fígado, do pulmão e da alça do intestino. Perdeu muito sangue, chegou no hospital com pressão de 10/3, quase morto… Seu estado agora parece estabilizado. Orem, por favor!”, escreveu.

A Polícia Militar de Minas Gerais informou que o ataque ocorreu na rua Halfeld.

Agressor identificado e preso

A Polícia Militar de Minas Gerais afirmou ter identificado e detido o homem que agrediu Bolsonaro. De acordo com as autoridades, o suspeito se chama Adelio Bispo de Oliveira, de 40 anos, e é natural da cidade de Montes Claros (MG). Ainda de acordo com a PM, o homem confessou o crime e vai depor à Delegacia da Polícia Federal de Juiz de Fora.

OAB emite nota

A Ordem dos Advogados do Brasil publicou nota sobre o ataque. Veja:

“A Ordem dos Advogados do Brasil manifesta repúdio ao ato de violência praticado contra o candidato Jair Bolsonaro. A democracia não comporta esse tipo de situação.

A realização das eleições em ambiente saudável depende da serenidade das instituições e militantes políticos. O processo eleitoral não pode ser usado para enfraquecer a democracia.

Neste momento, cabe a reflexão a respeito do momento marcado por extremismos, por discursos de ódio e apologia à violência. Tudo isso apenas estimula mais violência, numa situação que prejudica a todos.

A OAB acompanha atenta o desdobramento desse fato. É preciso que todas as forças políticas possam participar do pleito e que os eleitores tenham assegurado o direito à livre escolha.”

CLAUDIO LAMACHIA, presidente nacional da OAB