Hospital Mãe de Deus demite 326 funcionários e fecha parceria com terceirizadas

Sindicato aguarda a resposta do TRT para uma reunião de conciliação às 14h desta quinta-feira

Hospital Mãe de Deus
Hospital Mãe de Deus. Foto: Site do hospital.

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (Sindisaúde) denunciou nesta quarta-feira (05) a demissão de 326 funcionários dos setores de higienização e nutrição do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Eles devem ser substituídos por outros trabalhadores de empresas terceirizadas. Conforme Arlindo Ritter, presidente do Sindicato, não houve qualquer contato prévio com a entidade e até mesmo servidores que não poderiam ter o contrato rescindido por questões legais tiveram o vínculo empregatício cortado.

Através de nota, o Hospital Mãe de Deus confirmou que, a partir de hoje, os serviços de nutrição e limpeza da instituição passam a ser gerenciados por “empresas parceiras, identificadas com o propósito da Instituição.” Conforme o texto, elas foram selecionadas após “análise detalhada da performance e melhores práticas adotadas pelas mesmas na prestação de serviços em estabelecimentos hospitalares de grande destaque no cenário nacional.” Ainda no posicionamento, o hospital aponta que “a adoção do novo modelo de gestão tem por princípio a busca constante pela melhoria dos serviços prestados pelo Hospital Mãe de Deus”.

O sindicato conseguiu agendar com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região uma reunião de conciliação às 14h desta quinta-feira (06). Além disso, a categoria também planeja uma manifestação às 10h em frente ao hospital amanhã. Os serviços serão assumidos pela Sodexo e Manserv.