Pelo menos 21 municípios gaúchos têm prejuízos em função das chuvas

Novo Hamburgo, na região do Vale do Sinos, é a cidade com mais atingidos: são 40 famílias desalojadas e 20 casas atingidas

Houve deslizamento de encosta no bairro Boa Saúde, em Novo Hamburgo. Foto: Divulgação Defesa Civil

As chuvas, que atingem o Rio Grande do Sul desde a quinta-feira, afetam pelo menos 21 municípios gaúchos, segundo boletim divulgado na manhã desta segunda-feira pela Defesa Civil. Além disso, 56 residências ficaram danificadas. São 54 famílias desalojadas e 12 desabrigadas.

Novo Hamburgo, na região do Vale do Sinos, é a cidade com mais atingidos. São 40 famílias desalojadas e 20 casas atingidas. Houve, inclusive, deslizamento de encosta no bairro Boa Saúde.

Há residências atingidas em Jaguarão, Santana do Livramento, Alegrete, Montenegro, São Gabriel, Vila Lângaro, Dom Pedrito, Pelotas, Novo Hamburgo e Rio Pardo. Em Pedras Altas, as aulas chegaram a ser suspensas por causa das intensas chuvas. O temporal também causou a elevação dos níveis dos rios e prejudicou o trânsito.

A ponte sobre o rio Guaporé, no limite entre Guaporé e Anta Gorda, está interditada devido à elevação do nível do rio. Em Pedras Altas, há pontos de interrupção em estradas na área rural, dificultando o acesso ao município. Em Montenegro, no Vale do Caí, a pista lateral da BR 287 está totalmente bloqueada devido à queda de barreira. Já a BR-116, em Nova Petrópolis, na Serra, e a ERS-115, em Três Coroas, no Vale do Paranhana, chegaram a ficar bloqueadas, mas já foram liberadas.

A Defesa Civil segue monitorando, constantemente, o nível de chuva nas cabeceiras e ao longo dos rios que alimentam as principais bacias do Estado. Qualquer informação ou pedido de auxílio pode ser encaminhado através do telefone 199.

Houve deslizamento de encosta no bairro Boa Saúde, em Novo Hamburgo. Foto: Divulgação Defesa Civil
Houve deslizamento de encosta no bairro Boa Saúde, em Novo Hamburgo. Foto: Divulgação Defesa Civil