Greve do Simpa chega ao 30º dia com nova caminhada e assembleia

Categoria pede reposição salarial e diálogo com o prefeito Nelson Marchezan Júnior

Municipários caminharam pela avenida Borges de Medeiros. Foto: Divulgação EPTC

Os municipários de Porto Alegre, em greve há 30 dias, voltaram a protestar nesta terça-feira contra o prefeito Nelson Marchezan Júnior e a favor da reposição salarial. Na manhã de hoje, um grupo de 300 servidores se concentrou em frente ao Paço Municipal e do prédio onde funcionam as secretarias Municipal de Planejamento e Gestão e da Fazenda na rua Siqueira Campos e depois saíram em caminhada. A Guarda Municipal reforçou a segurança nos locais para impedir uma possível ocupação dos prédios.

No viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, a categoria abriu uma faixa com a mensagem “Fora Marchezan” e “Contra a privatização da água, da orla e do Mercado Público”. Depois, a categoria seguiu em caminhada até a Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia, onde foi realizada uma nova assembleia.

A diretora-geral do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Luciane Pereira, disse que o prefeito impediu que os secretários e qualquer integrante do governo municipal de negociar com os funcionários. “Queremos negociar com o chefe do Executivo municipal. Estamos há dois anos sem reposição da inflação e seguimos na luta em defesa da cidade”, ressaltou. Segundo ela, os funcionários municipais dedicam suas vidas e seu trabalho para cuidar da cidade e fazer de Porto Alegre um lugar com melhores serviço públicos para o cidadão.

Os servidores municipais reivindicam o reajuste dos salários com a reposição da inflação pelo IPCA integral – período de maio de 2016 a abril de 2108 no percentual de 6,85%, perdas históricas na ordem de 6,85% e a melhoria das condições de trabalho.

A prefeitura de Porto Alegre informou em nota que realizou 53 reuniões com o Simpa desde o início do governo e que o discurso sobre a “retomada do diálogo” virou obra de ficção. “Justamente porque, todos sabem, o diálogo sempre existiu”. A nota diz ainda que o “nosso propósito é simples: fazer a prefeitura funcionar para as pessoas. Acreditamos que a administração pública deve servir à sociedade e não para si mesma. Como milhares de servidores municipais têm feito diariamente, mantendo o atendimento à população”.