Prova de campo reúne milhares de pessoas na pista do Cavalo Crioulo

Prova de campo foi o aperitivo do que deve acontecer na final do Freio de Ouro neste domingo - Foto: Juliana Baratojo/Especial Palácio Piratini

Mesmo com o vento frio e forte, as pessoas lotaram as arquibancadas para assistir na tarde deste sábado (25) a prova de campo da raça crioula na Expointer. O evento, que aconteceu na pista do Cavalo Crioulo, foi uma das atrações mais disputadas no primeiro dia da feira. A seleção – que antecede o Freio de Ouro deste domingo (26) –, reuniu não somente criadores do cavalo crioulo, mas apaixonados pela raça, de países como Uruguai, Argentina e Paraguai. Além deles, o público prestigiou a beleza dos animais e a prova.

Desde o início da tarde, as arquibancadas já estavam lotadas – como para uma partida de futebol –, mas, ao invés da bola, os astros eram os cavalos e seus cavaleiros. As duplas levantaram o público das arquibancadas diversas vezes, em uma disputa bastante acirrada pela elevada categoria dos participantes da prova e dos cavalos concorrentes.

A prova de campo foi uma mostra do que deverá acontecer no domingo, quando será realizada a final do Freio de Ouro 2018 – um dos eventos mais importantes da Expointer. Conforme o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Eduardo Suñe, esta é uma das mais importantes provas seletivas de cavalo do mundo. Como já é tradição, a final do Freio de Ouro deverá reunir um grande público e será uma das maiores atrações da 41ª Expointer.

A final do Freio de Ouro terá a competitividade dos conjuntos como a marca deste ano, segundo expectativa dos organizadores. Serão 104 conjuntos, sendo os 96 selecionados nas classificatórias e mais os oitos melhores colocados na última ExpoFICC, considerada a “copa do mundo do cavalo crioulo”, que ocorreu em maio no Brasil. Os finalistas disputarão o título maior da raça crioula. A decisão do Freio de Ouro terá início às 13h deste domingo (26).

A expectativa para a final do Freio de Ouro é das mais otimistas e, segundo Suñe, “a prova será bastante competitiva e maior do que nos anos anteriores, já que os animais que entraram na ExpoFICC estão classificados para a final, o que ocorre a cada três anos, quando a edição da FICCC acontece no Brasil”, ressaltou.

Além disso, de acordo com o presidente da ABCCC, houve um crescimento no número de animais e de eventos relacionados à raça do cavalo crioulo, com reflexos na oferta e procura e sucesso de liquidez nos leilões. Para Suñe, “o cavalo crioulo vive um ótimo momento e vem crescendo em todas as modalidades, por isto este Freio de Ouro será, mais do que nunca, uma importante prova seletiva de cavalos e um atrativo à parte para todos que são apaixonados por cavalos. Será um espetáculo imperdível”, acrescentou.

Fonte: Secom