Passa de 700 número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria

Em relação ao boletim anterior, foram mais 56 ocorrências atestadas em laboratório

Em quatro meses, passa de 700 o número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria, na região Central, que registra um surto da doença. A situação segue mobilizando as autoridades, que ainda não identificaram a causa das infecções.

Os boletins passaram a ser divulgados a cada duas semanas e, em relação ao anterior, foram confirmados mais 56 casos atestados em laboratório. A cidade contabiliza 1.850 casos notificados da doença. Desse total, 1.660 foram considerados suspeitos e outros 130 ainda dependem de classificação.

Conforme os dados, dos casos considerados suspeitos, 703 foram confirmados por meio de contraprova em laboratório, 590 foram descartados e 367 ainda seguem sob investigação. Dentre os confirmados, 74 envolveram gestantes e 17 deram positivo para toxoplasmose congênita. A doença provocou três óbitos fetais e quatro abortos, de acordo com as autoridades de saúde.

Mesmo com a queda no surto, a Prefeitura de Santa Maria orienta que a comunidade siga realizando as medidas de prevenção, como consumir apenas água mineral ou fervida, higienizar de maneira adequada os alimentos e manter a regularidade na limpeza das caixas d’água das residências.