“Ferrugem” é o principal vencedor do 46° Festival de Cinema de Gramado

Longa dirigido por Aly Muritiba conquistou três Kikitos na noite desse sábado

Foto: Halder Ramos / Especial / CP

Ferrugem” conquistou o principal prêmio do 46° Festival de Cinema de Gramado na noite desse sábado, no Palácio dos Festivais. O longa de Aly Muritiba conquistou os Kikitos de Melhor Filme de longa-metragem brasileiro, Roteiro e Desenho de Som. O diretor comemorou a vitória e reforçou para que haja conscientização entre os jovens contra o bullying, tema central do filme. “Mostrar o filme no Brasil, com esta onda conservadora, poder discutir estes assuntos e sair premiado é especial e genial. Quero dedicar este prêmio para os meus filhos. Eles serviram como motivo para realização de ‘Ferrugem’ e dedico também para a sua geração, que é sobre o que nosso filme fala”, agradeceu Muritiba.

Premiado por Melhor Direção por “A Voz do Silêncio”, André Ristum felicitou a equipe de atores declarando que um filme não existe sem o elenco. “Fazia tempo que sonhava em levar este Kikito para casa. Faz 46 anos que penso nisso. Quero compartilhar o prêmio com todos que fizeram este filme comigo. É um filme que conta história de pessoas que se entregaram totalmente. Foi um resultado incrível”, disse Ristum.

Karine Teles, de “Benzinho”, e Osmar Prado, “10 Segundos Para Vencer”, foram consagrados com os Kikitos de Melhor Atriz e Ator, respectivamente. Emocionado, Prado agradeceu à família Jofre, na qual o longa é inspirado. “Eu tenho 60 anos e é a primeira vez que concorro a um prêmio de Melhor Ator. Eu não tenho palavras. Kid Jofre veio para mim de forma inusitada”, afirmou.

Karine agradeceu o prêmio e o dedicou à família. O ex-marido é o diretor do filme, Gustavo Pizzi. “Este prêmio é dedicado a duas pessoas que são minha energia vital, meus filhos. É para as mulheres que fazem o mundo andar para frente. ‘Benzinho’ é sugestão, e a gente sugere que se caminhe para frente e enfrente os problemas com amor. A gente precisa ter amor”, discursou.