Número de candidatos cresce e mais de 28 mil vão disputar eleições

Na disputa pela Presidência número é o maior desde 1989

Foto: Arquivo CP

A quantidade de candidatos em disputa nas eleições de 2018 aumentou 7,8% em comparação com o pleito de 2014. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 28.216 candidatos concorrem aos cargos de presidente, governador, senador e deputado estadual, federal e distrital. A disputa de outubro vai ter 13 candidatos na disputa pela Presidência. O número é o maior desde 1989, quando 22 concorrentes disputaram o comando do Brasil.

Para o cargo de governador, serão 23 postulantes a mais do que há quatro anos, quando 176 candidatos buscaram o comando do poder executivo dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Como a disputa pelo Senado elege dois terços dos senadores, a comparação com 2014 não é possível. Nas disputas de deputados, cresceu mais de 16% a quantidade de candidatos à Câmara e 2,6% o número de postulantes às assembleias legislativas. Já os concorrentes a deputado distrital diminuíram 6,2%.

Mais uma vez, a maior parte dos candidatos (69,9%) declara ser do sexo masculino. A inscrição de ao menos 30% dos candidatos do sexo feminino é exatamente o estabelecido pela legislação eleitoral aos partidos. Há quatro anos, as mulheres representaram mais de 31% dos concorrentes. Na análise por estado civil, 54% dos candidatos registrados declaram ser casados, 31% solteiros, 11% divorciados, 1,6% viúvos e 1,1% separados judicialmente.

Já na identificação por raça, mais da metade dos concorrentes (52%) se registrou como branco. Os pardos correspondem a 35,5% das candidaturas e os pretos a 10,8%. Há ainda 0,6% dos que se declararam amarelos e 0,4% indígenas.

Em termos de grau de instrução, 49% dos postulantes a um cargo eletivo informaram ter o ensino superior completo. Em seguida, aparecem os candidatos com ensino médio completo (29%), ensino superior incompleto (9%), ensino fundamental completo (5,7%) e ensino médio incompleto. Menos de 1% declara apenas ler e escrever.

Na análise separada por partidos, é possível observar que o PCO (Partido da Causa Operária) e o Pros (Partido Republicano da Ordem Social) foram os dois que mais ganharam candidatos na comparação com 2014. As duas siglas terão, respectivamente, 157% e 119% candidatos a mais no pleito deste ano.

Por outro lado, PCB (Partido Comunista Brasileiro), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) registraram, respectivamente, 45%, 32% e 31% candidatos a menos do que em 2014.

Entre os cinco partidos que trocaram de nome nos últimos quatro anos, Podemos, Avante e Patriota registraram mais candidatos do que há quatro anos. MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e DC (Democracia Cristã), ex-PSDC terão menos postulantes do que em 2014. Os partidos Rede e Novo entraram pela primeira vez na disputa.