FETAG exibe a força da agricultura familiar na EXPOINTER

A 41ª Expointer inicia hoje (25) e com ela a 20ª Feira da Agricultura Familiar, que serão realizadas até o domingo dia 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Nesta edição, uma grande novidade: a ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar, uma antiga reivindicação da FETAG, que há 20 anos é copromotora da Expointer e lá está apoiando e organizando os agricultores familiares. De um total de 283 empreendimentos, nada menos do que 203 são associados de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais associados à FETAG.

O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, destaca mais uma participação na Expointer em que a agricultura familiar se faz presente, nesta que é a feira mais importante da América Latina. Às 9h houve um ato de abertura da Expointer ao público, evento que ocorreu no Pavilhão Internacional, com as presenças dos secretários da Agricultura, Odacir Klein, e do secretário do Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, entre outras autoridades. O vice-presidente da FETAG, Nestor Bonfanti, também participou da cerimônia.

Em seguida, por volta das 10h, foi a vez da inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar, evento que contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, o qual destacou a importância da agricultura familiar e que as políticas públicas vão muito além de governos que estejam momentaneamente à frente da Nação. Beltrame enfatizou, ainda, a força de homens, mulheres e jovens para o desenvolvimento do Brasil.

Joel, em sua manifestação, que no ato representou as demais entidades representativas da agricultura familiar, lembrou o ex-ministro Mendes Ribeiro Filho, já falecido, o qual sempre se comprometeu com os recursos para a ampliação do pavilhão, que agora se tornou realidade. “Que esse pavilhão possa continuar sendo o grande centro de negócios da agricultura familiar”, desejou o dirigente.

FETAG VAI ALÉM

A FETAG está presente em sua tradicional Casa da FETAG e no novo Pavilhão da Agricultura Familiar, que foi ampliado e abre mais espaço para os agricultores. A Federação propicia um espaço, neste pavilhão, para as escolas do meio rural mostrarem as experiências com educação. “Mas a FETAG vai muito além deste segmento agroindustrial, uma vez que participa e promove debates. A agricultura familiar, além de expor e vender, também é compradora de animais, máquinas e implementos agrícolas”, observa.

Para Pedrinho Signori, secretário-geral da FETAG, 2018 é um ano diferenciado na Expointer, pois os expositores estarão em um espaço maior no estande, o que vai possibilitar conforto e a oportunidade de divulgar melhor o seu produto. Além disso, os organizadores da mostra trabalharam no sentido de contemplar os 283 empreendimentos, das mais diversas regiões do Estado, o que representa um acréscimo de 25%, atendendo todos os pedidos.

Ao mesmo tempo, Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da FETAG, disse não ter dúvidas de que várias novidades em termos de produtos estarão na Expointer, até mesmo porque a FETAG cobra e incentiva os expositores para que a cada nova edição tragam receitas novas. “A agricultura familiar vive disso e depende da diversificação. Não conseguimos ou sequer é nosso objetivo competir com a grande escala de produção, mas sim aliando qualidade e diversidade. A FETAG considera as feiras como uma alternativa estratégica de desenvolvimento e seu papel é fomentar, cada vez mais, o espaço para abrir mercado, ao contrário de fazer da feira um mercado. A Expointer é uma das grandes vitrines”, justifica.

Rabaioli salienta que o espaço da agricultura familiar na Expointer, além da Federação, é organizado por outras entidades que também representam a agricultura familiar, entre elas a Emater, o governo do Estado via Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Secretaria Especial da Agricultura Familiar (SEAD) do governo federal.

Fonte: FETAG