Emater/RS-Ascar está com estrutura pronta para atender visitantes

Instituição mostrará como implementar gestão e sustentabilidade na agricultura familiar - Foto: Divulgação/Emater-RS

No seu espaço de 1,4 hectare ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, no Parque Assis Brasil, em Esteio, a Emater/RS-Ascar está com tudo pronto para demonstrar aos visitantes da 41ª Expointer como implementar gestão e sustentabilidade na agricultura familiar. Uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, a mostra ocorre de 25 de agosto a 2 de setembro.

Quem for ao espaço da Emater irá ver biodiversidade, bovinocultura de leite, criação de abelhas com e sem ferrão, cooperativismo, aproveitamento integral de alimentos (neste ano com a batata-doce), crédito rural, energia fotovoltaica, fruticultura, gestão ambiental, olericultura, pecuária familiar, piscicultura, públicos tradicionais, saneamento básico, secagem e armazenagem, solos e turismo rural.

O público também poderá conhecer o trabalho dos centros de treinamento, da Unidade de Classificação e Certificação e os resultados do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. Neste final de semana, a Cozinha Didática mostrará como fazer receitas doces e salgadas com batata-doce. No sábado, será croquete, sorvete e farinha. No domingo, será docinho e pizza com o tubérculo.

Já no espaço do Turismo Rural, representantes de Rolante mostrarão os atrativos do Caminhos das Pipas, que fica na localidade de Boa Esperança, uma colônia predominantemente de descendentes italianos, que chegaram há mais de cem anos e que cultivam suas tradições, produzem uvas, vinhos e sucos e têm uma gastronomia típica.

Neste roteiro é possível percorrer diversas cantinas de produção de vinho e suco de uva. Também compõem a rota restaurantes, pousada, sitio de terapia e bem-estar e casas de produtos coloniais.