Morfologia equina para o esporte é tema de palestra na Febrac

Mercado que movimenta R$ 16 bilhões ao ano no Brasil, a criação de equinos é tema de palestra que será promovida pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) no dia 27/08 (segunda-feira), às 10h30min, durante a Expointer 2018. A ideia é abordar os diferenciais que fazem um haras e/ou uma cabanha de excelência e o caminho para o aprimoramento de animais voltados ao esporte, segmento que representa 80% dos negócios na área. A palestra será ministrada pelo criador de equinos, jurado e engenheiro agrônomo paulista Daniel Dias. A agenda, alerta ele, é destinada a todas as raças. “Quando se fala em função, a morfologia é uma só. Um bom cavalo funcional precisa ter, independente da raça, equilíbrio, substância e qualidade”, pontuou.

Durante a apresentação, também serão abordados aspectos relacionados ao bem-estar animal na equinocultura, um assunto polêmico, mas que precisa da atenção dos criadores, aconselha o palestrante. “A Febrac busca reunir as associações de criadores de equinos para um grande bate-papo que inspire reflexões sobre os propósitos e potencialidades da criação de cavalos no Brasil hoje”, acrescentou o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia.

Dias reforça a importância de os criatórios e haras que operam com animais voltados ao esporte também estarem atentos a questões morfológicas de base de suas raças. “Nossa experiência indica que quando se trabalha com esporte é preciso cuidado na seleção genética e morfológica dos animais. Se o criador relaxar nesse aspecto não terá os atletas que procura”.