Metade das crianças de Porto Alegre ainda não se imunizou contra sarampo e pólio

Campanha termina dentro de uma semana

Imagem: Divulgação

A uma semana do encerramento da campanha contra a poliomielite e o sarampo, metade das crianças de um ano a menores de cinco havia sido imunizada, até o fim da tarde de hoje, em Porto Alegre. Foram administradas, pela Secretaria Municipal de Saúde, 32.550 doses da vacina contra pólio e 32.023 da tríplice viral. A cobertura é de 50% para a pólio e de 49,1% para o sarampo (vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba).

De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura nacional é de 65%, para ambas as vacinas, e de 66% no Rio Grande do Sul. Pelo menos 53 cidades gaúchas ultrapassaram a meta da campanha, de vacinar 95% da população-alvo. Entre as cidades com os melhores números, há 33 com coberturas acima dos 100%, o que acontece quando o número de crianças vacinadas supera a estimativa populacional. A campanha segue até sexta, dia 31.

Em Porto Alegre, as 129 salas de vacina abrem de segunda a sexta-feira. O horário de atendimento varia. Nas unidades de saúde, é das 8h às 17h. Na Clínica da Família da Restinga, das 8h às 20h. Na Unidade de Saúde São Carlos e no Centro de Saúde Modelo, das 8h às 22h.

Dez cidades do RS com melhores médias de cobertura:

1ª – Bom Progresso
2ª – São João do Polêsine
3ª – Novo Xingu
4ª – Vila Flores
5ª – São José do Inhacorá
6ª – Salvador das Missões
7ª – Guabiju
8ª – São Vendelino
9ª – Nova Araçá
10ª – Vista Alegre do Prata