Massa de ar polar garante sábado ensolarado, mas frio no RS

Mínimas atingem 1°C em São José dos Ausentes e máximas não devem passar de 16°C

Foto: Joel Vargas / PMPA

Uma massa de ar polar cobre o Rio Grande do Sul neste sábado e garante a presença do sol em todas as regiões. No Sul e no Leste, as nuvens persistem na primeira metade do dia com chance de instabilidade isolada. Apesar de ensolarado, o dia vai ser marcado pelo frio intenso.

A temperatura fica baixa desde cedo da manhã, mas o frio mais forte é esperado à noite, quando as mínimas devem ser registradas com a presença de vento, trazendo sensação térmica baixa. As rajadas devem ser fortes no litoral Sul, sobretudo na região do Chuí e Santa Vitória do Palmar.

As mínimas atingem 1°C em São José dos Ausentes e 3°C em Santana do Livramento. Já as máximas não devem superar os 15°C em Pelotas e os 16°C em Torres. Em Porto Alegre, os termômetros vão oscilar entre 7°C e 16°C.

Sexta-feira chuvosa

A instabilidade ganhou muita força no começo da quinta-feira e no fim da madrugada no RS. Em alguns bairros de Porto Alegre e pontos da região metropolitana foram registrados trovoadas intensas e granizo.

A forte chuva que caiu durante toda a sexta-feira causou danos na Escola Estadual Felipe Camarão, localizada em São Sebastião do Caí. Parte do forro de uma das salas de aula da instituição, onde cerca de 20 alunos assistiam a aula de Geografia, caiu. Assim que perceberam o material cedendo, os estudante evacuaram o local e ninguém se feriu, de acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, que atendeu a ocorrência.

No decorrer do dia registrou-se granizo em dezenas de municípios do interior, do Sul ao Norte gaúcho. Coronel Bicaco teve tempestade severa. O granizo danificou dezenas de casas na localidade.

Em São Pedro das Missões, houve vento destrutivo e em uma faixa estreita, o que não permite se descartar tenha sido um tornado. No interior de Sarandi, moradores filmaram um funil em meio à chuva, que pode ter sido um tornado envolto em precipitação.

As rajadas de vento atingiram 95 km/h em Carazinho, 81 km/h em Santa Maria e 80 km/h em Bento Gonçalves. Várias cidades tiveram vento entre 60 km/h e 80 km/h, além de chuva forte.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile